IIº SEH/SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E HOMOFOBIA


Objetivos
GERAL:
Discutir práticas educativas escolares sobre a diversidade de orientação sexual, bem como, construção de uma educação livre da discriminação.
  
 ESPECÍFICOS:
Auxiliar os educadores a identificar práticas educativas homofóbicas nas unidades escolares;

Instrumentalizar os educadores de conhecimentos necessários para práticas educativas na construção de uma educação livre de discriminação

Justificativa
Em virtude da extraordinária demanda e sucesso do I° Seminário realizado em 2011, o Grupo Afro-Descendente de Livre Orientação Sexual/GRADELOS “TEREZA DE BENGUELA” - MT, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, deliberou a realização do II° Seminário Sobre Educação e Homofobia: Por uma prática pedagógica sem homofobia.

A escola tem sido um dos alvos principais da pratica da reprodução da homofobia. Um dos resultados desse modelo é a ausência de estratégias efetivas para a valorização das diferenças.

A pesquisa FIPE/INEP de 2009 concluiu que uma das causas dos baixos índices no IDEB é a homofobia no espaço escolar. Para transformação dessa realidade negativa, é necessário educadores(as) bem preparados(as) para a discussão cuidadosa, ética e responsável sobre direitos humanos e cidadania LGBT.

O MEC inicia a construção das Diretrizes Curriculares de Educação em Direitos Humanos, e os educadores cuiabanos, precisam estar incluídos e atentos a essa discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário