APRESENTAÇÃO


O PROJETO EDUCANDO PARA
A DIVERSIDADE


EDUCAR: Do latim "educare". Significa promover a educação; transmitir conhecimentos; ensejar condições para que o(a) educando(a) modifique para melhor seu comportamento.

DIVERSIDADE:  Qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado; conjunto variado; multiplicidade.

Promover valores de respeito às diferentes orientações sexuais, à eqüidade de gênero e aos direitos humanos; tornar a escola um ambiente de inclusão social, que valorize, e não discrimine, o “diverso”, o “diferente”, o “variado”; oferecer todos os cuidados necessários para o pleno desenvolvimento da personalidade das crianças e adolescentes, respeitando a multiplicidade de visões, gostos e peculiaridades.

Esses são alguns princípios que norteiam o Educando para a Diversidade - um projeto que orienta profissionais da educação de Cuiabá e Região da Baixada Cuiabana sobre temas relacionados com as (homo)ssexualidades.

Eu acho que nós, professores, não estamos preparados para abordar a homossexualidade na escola. Acabamos nos acomodando e deixando a tarefa somente para a disciplina de Ciências. O máximo que fazemos, hoje, é aproveitar o gancho de uma pergunta, mas isso ainda é muito pouco.

O Grupo Afro-Descendente de Livre Orientação Sexual/GRADELOS "TEREZA DE BENGUELA" - MT, e o Grupo focal com educadores(as) da rede pública de Cuiabá/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário